mundo dos bateristas
Existem diversas listas dos melhores bateristas do mundo na internet, e um dos bateristas que sempre está no topo destas listas, é o baterista da banda Led Zeppelin, John Bonham.
John Henry Bonham, conhecido como John “Bonzo” Bonham, nasceu no dia 31 de maio de 1948, em Redditch, e faleceu no dia 25 de setembro de 1980, em Clewer. John Bonham foi um ótimo baterista inglês que ficou famoso por seu talento e por fazer parte da lendária banda Led Zeppelin, uma das melhores bandas de rock da história formada em 1968, pelo guitarrista Jimmy Page.
Bonham começou a mostrar seu dom para baterista desde muito cedo, costumava batucar em caixotes e latas de café quando tinha apenas 5 anos de idade, imitando os movimentos feitos por seus ídolos Gene Krupa e Buddy Rich. John Bonham foi um baterista autodidata e ganhou sua primeira bateria a sério quando tinha 15 anos de idade, foi uma Premier.
No ano de 1964, Bonham juntou-se a sua primeira banda, chamada “Terry Webb and The Spiders”. Depois disso tocou para bandas como “The Blue Star Trio” e “The Senators”, que editaram um single que atingiu algum suceso, chamado “She’s a Mod”. Bonham gostou da experiência de tocar com estas bandas e decidiu a partir de então fazer da música a sua vida. Após isto, tocou com a banda “The Way Of Life”, porém devido à inatividade da banda, passou a tocar na banda “Crawling King Snakes”, cujo vocalista era Robert Plant. Durante este tempo, John Bonham adquiriu a reputação de ser o baterista mais barulhento da Inglaterra, chegando muitas vezes ser convidado a parar de tocar, devido à sua tendência para partir as baterias.
Quando o guitarrista Jimmy Page foi montar a banda Led Zeppelin, convidou Robert Plant para ser o vocalista, e Robert sugeriu que Jimmy chamasse John Bonham para ser o baterista da banda, sendo assim ele passou à frente de outros bateristas que estavam na lista de Jimmy Page, e entrou para o Led Zeppelin, onde consagrou-se como um dos melhores bateristas da História.
John Bonham costumava usar as baquetas mais pesadas e mais compridas disponíveis, as quais ele chamava de “árvores”. O seu estilo pesado inicial, pode ser notado claramente nas canções em “Immigrant song”, “When the levee breaks” e “The ocean”.
A potência que John Bonham tinha por detrás da bateria influenciou praticamente todos os bateristas do hard rock e do heavy metal. Os solos do baterista, em “Pat’s delight” e depois em “Moby Dick”, duravam normalmente pelo menos meia-hora. Outra característica de Bonham é que ele usava as mãos juntamente com as baquetas, obtendo desta maneira um som diferenciado.
Em 1974, Bonham participou do filme “The Son Of Dracula”, no qual ele entra tocando bateria, além disso, muitos dos fãs do Led Zeppelin consideram que a atuação de Bonham no filme “The Song Remains The Same”, do Led Zeppelin, terá sido a melhor de todos os membros do grupo.
O baterista não gostava de ficar longe de casa e da família por muito tempo, e isto levou John Boham ao uso abusivo de álcool para controlar os seus nervos. No dia 24 de Setembro de 1980, durante a viagem do hotel para o estúdio onde a banda ensaiava para a sua digressão pelos EUA, Bonham bebeu cerca de quarenta doses de vodka, e quando terminou o ensaio foram para a casa de Jimmy Page em Windsor. Depois da meia-noite, Bonham adormeceu e foi levado para a cama. Na manhã seguinte o técnico de som Benji Le Fevre encontrou-o morto. Apesar das notas divulgadas pela imprensa sensacionalista, a autópsia não revelou a presença de drogas no seu corpo.
Após a morte de John Bonham surgiram boatos de vários nomes para o substituir, o que nunca se concretizou, pois a sua influência no som da banda era insubstituível. No dia 12 de setembro de 2007, Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones se reuniram em Londres e anunciaram seu retorno aos palcos em uma única apresentação para vinte mil pessoas em um show em homenagem à Ahmet Ertegun (falecido em 2006), que foi o fundador da gravadora do Led Zeppelin, a Atlantic Records, e quem assumiu as baquetas da banda na apresentação, foi Jason Bonham, filho do Lendário John Bonham.
Deixem seus comentários sobre John Bonham!