Hoje a série “Especiais do Rock” traz uma postagem sobre um dos mais interessantes gêneros de rock, o Surf Rock.
O Surf Rock é um gênero musical que originou-se nos Estados Unidos, e trata-se basicamente de mistura de elementos do Surf Music, Pop Rock e Rock N’ Roll. O surgimento deste gênero de rock costuma ser associado ao grande número de imigrantes mexicanos no sul da Califórnia, sendo que os mesmos começaram a introduzir melodias espanholas nas músicas locais.
Durante os anos 60, o Surf Music e Rock N’ Roll eram gêneros bastante distintos associados a danças concorrentes que representavam diferentes estilos e culturas juvenis concorrentes, porém o desenvolvimento do rock acarretou na junção da Surf Music e do Rock N’ Roll resultando em um novo subgênero do rock, o Surf Rock. Desde então dificilmente se vê uma banda classificada como Surf Music, pois os críticos a partir de então passaram a classificar a maioria das bandas de Surf Music como bandas de Surf Rock.
Quanto a primeira gravação de Surf Rock da história não se sabe ao certo quem foi o idealizador, Duane Eddy na instrumental "Movin’ e Groovin'" é referido por muitos como sendo o primeiro registro popular de surf rock, enquanto outros afirmam que o primeiro foi Dick Dale com "Let's Go Tripping".
Dick Dale um dos percussores do Surf Rock, era surfista, e tentou transferir a emoção e adrenalina do esporte através da sua guitarra. Muitas bandas de Surf Rock que surgiram ao longo da história incorporam tonalidades e influências da música Oriental, Espanhola, e Latino América.
Dentro da história do surf rock a banda mais popular que surgiu e que é uma das principais influências do gênero até os dias de hoje é a magnífica banda Beach Boys.
Dentre as diversas bandas que apresentam elementos do Surf Rock, eu destaco as seguintes: Beach Boys, Dick Dale, Sugar Ray, The Ventures, The Surfaris, Los Straitjackets, The Trashmen, Seu Cuca, Spy vs. Spy, ForFun, entre outras.
Deixem suas opiniões sobre o estilo e as bandas nos comentários!
especiais do rock
Surf Rock – Rock Para Curtir e Relaxar!
Death Metal – O Metal Sombrio!
Dentre as diversas ramificações do Heavy Metal uma delas chama bastante atenção do público, de uns por admiração e de outros por preconceitos bobos, assim é visto o Death Metal. Este gênero musical se difundiu simultaneamente em diversos lugares do mundo durante os anos 80, entre eles Estados Unidos, Brasil e Suécia.
As raízes do Death Metal estão presentes no Trash Metal, porém ele apresenta muito mais agressividade do que o seu antecessor, suas letras na maioria das vezes apresentam temas mórbidos relacionados com a morte, violência, filmes de terror, filosofia, batalhas épicas, fragilidade da vida humana, etc.
Entre as características musicais do gênero, a mais notável é o vocal gutural, os vocais de bandas deste estilo normalmente são vocais guturais graves, poucas vezes variando para guturais agudos, sendo que algumas bandas também utilizam-se de vocais rasgados. Outra característica musical do gênero bastante interessante é em relação à bateria, esta faz uso intensivo da técnica de “Blast Beat”, que emite um som semelhante ao de uma metralhadora, ou então utiliza-se da famosa batida bate-estaca, muito similar a do Hardcore, porém mais acelerada. As guitarras são bem distorcidas e assim como o baixo, com andamentos bem acelerados.
O ano de 1986 foi o ano definitivo do Death Metal, pois a partir deste ano começaram a surgir álbuns cada vez mais rápidos e com sonoridades cada vez mais viscerais, o Death Metal então, mostrava toda sua força e que tinha surgido para ficar. Apesar do sucesso do gênero dos anos 80, a segunda geração do Death Metal, a dos anos 90, foi de fato a responsável pela afirmação e notoriedade do death metal na cena underground atual. Com caracteríticas mais agressivas e vicerais, devido a influência herdada do grindcore já no fim dos anos 90, novas bandas surgiram já rotuladas como death metal, diferente da década de 80 onde as bandas que começaram a formação do death metal eram bandas de thrash que incorporavam certas características que não correspondiam ao thrash metal e que tornavam o som mais agressivo.
Dentre as diversas bandas que apresentam elementos do Death Metal, eu destaco as seguintes: Arch Enemy, Cannibal Corpse, Morbid Angel, Venom, Mutilator, Holocausto, Sarcofago, Dorsal Atlântica, Vulcano, Possessed, Autopsy, Obituary, Bolt Thrower, Krisiun, 8 Foot Sativa, Abaddon Incarnate, Aborted, Amon Amarth, Alchemist, Amputated Genitals, Autopsy, Angel Corpse, At the Gates, In Flames, Mortification, Six Feet Under, entre outras.
Deixem suas opiniões sobre o estilo e as bandas nos comentários!
Rock Psicodélico – Música com Personalidade!
Hoje a série “Especiais do Rock” traz uma super postagem sobre um dos ótimos gêneros de rock que já existiu, o Rock Psicodélico.
O Psicodélico e o Acid Rock são estilos com o mesmo objetivo e características musicais, além de serem os estilos mais influentes e consolidados da década de 60. O objetivo de quem adotou este estilo era mostrar com a música através de muitas distorções, pedais de efeitos, teclados e volume muito alto, os efeitos e alucinações causados pelas drogas, principalmente a maconha e o LSD, as drogas mais famosas e consumidas na época. Os principais nomes deste estilo de rock foram Jimi Hendrix e The Doors, mas podemos citar outros como Grateful Dead, Love e Jefferson Airplane.
O Rock Psicodélico se refere a uma produção musical intimista, cujos temas centrais exploram bastante a "subjetividade", "loucura", "obsessão", "tendências às drogas psicoativas", "imagens", "alucinações" e "melancolia". As principais características do estilo incluíam músicas instrumentais muito longas e efeitos sonoros especiais, muitas vezes algumas canções chegavam a apresentar risos "imotivados" trazendo como referência quadros clínicos de alucinação ou desespero, muitas vezes com harmonias contrastantes e experimentais.
Este gênero muisical ficou bastante conhecido mundialmente, principalmente através dos Beatles em sua famosa "fase psicodélica", entre os anos de 1966 a 1967.
Além das bandas já citadas, outros grupos também exploraram bastante o rock psicodélico, como por exemplo os primeiros trabalhos do Pink Floyd, The Who e Red Hot Chili Peppers. No Brasil, os grupos Secos e Molhados e Os Mutantes foram os principais expoentes deste movimento musical.
Para se fazer um bom rock psicodélico, com personalidade e ousadia, o uso de um sintetizador é fundamental.
Dentre as bandas que apresentam influências do Rock Psicodélico em sua sonoridade e canções, destacam-se: Jimi Hendrix, The Doors, Grateful Dead, Love, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Who, Red Hot Chili Peppers, Beatles, 13th Floor Elevators, Secos e Molhados, Os Mutantes, Iron Butterfly, Brian Jonestown Massacre, Dead Meadow, Laranja Freak, Strawberry Alarm Clock, The Syn, The Great Society, The United States of America, The Vines, Vanilla Fudge, entre outras.
Deixem suas opiniões sobre o estilo e as bandas nos comentários!
Nu Metal – A Nova Era do Metal
Hoje na série “Especiais do Rock” você fica sabendo um pouco mais sobre o Nu Metal!
O Nu Metal, também chamado de New Metal, que em português significa “Novo Metal”, é um subgênero do rock, mais precisamente do heavy metal, que foi desenvolvido em meados da década de 90. O Nu Metal é caracterizado principalmente por fundir influências do grunge e do metal alternativo, juntamente com influências do funk, hip hop, punk, e de diversos subgêneros do heavy metal.
Dentro da história deste gênero musical não se sabe exatamente qual foi a primeira banda a receber o título de Nu Metal, mas dentre as primeiras estão o Deftones, Korn, e 311. Com o tempo bandas novas que foram surgindo na década de 90, apresentando um som novo, e eram até então rotuladas bandas de metal alternativo, passaram a ser agrupadas pela grande mídia num mesmo estilo musical, o nu metal, que começou a ganhar bastante força a partir de então.
O gênero teve sua grande consolidação no final da década de 90, quando grande parte das bandas de nu metal que começavam a ter relevância no cenário musical tocavam na “Ozzfest”. Organizado pelo The Firm (empresariado do Korn), o “Family Values Tour” também teve um papel decisivo na história do nu metal, pois servia de vitrine para o estilo.
As letras de Nu Metal são implosivas e introspectivas, e estão aliadas a habilidade de misturar elementos de vários estilos musicais. O Nu Metal pode ser considerado um verdadeiro “caldeirão musical”.
Quanto as características musicais específicas, o nu metal de uma maneira geral, apresenta afinação grave nos instrumentos de corda, bem abaixo do padrão. É perceptível no gênero a Ausência marcada de solos de guitarra e outros resquícios típicos do heavy metal, assim como um forte senso de groove, fruto da influência do funk americano e do hip-hop. O Nu Metal geralmente apresenta uma constante variação entre vocal choroso ou suspirado e vocal gritado, raivoso, e algumas vezes melódicos, utilizando-se na maioria das vezes da fórmula “verso calmo, e refrão explosivo”. O uso variado de instrumentos diferentes, tornam cada banda de Nu Metal única por seus diferenciais.
Influenciadas pela cena norte-americana, no Brasil surgiram muitas bandas deste estilo, principalmente nos anos 2000, nas regiões metropolitanas de São Paulo. Dentre as principais bandas do estilo no Brasil estão o Soulfly, Chipset Zero, e Choldra.
No cenário internacional algumas das boas bandas que apresentam características do Nu Metal são: Disturbed, Linkin Park, Korn, Slipknot, Dope, Ill Niño, Limp Bizkit, Big Ass, Papa Roach, entre muitas outras!
Deixem suas opiniões sobre o estilo e as bandas nos comentários!
Metalcore – A Nova Onda do Metal Americano
Hoje a série de postagens “Especiais do Rock”, que conta a história e as características de cada gênero do rock, traz uma postagem especial sobre o Metalcore.
O metalcore é um dos gêneros de rock que vem aumentando cada vez mais sua popularidade desde os anos 90. Este movimento surgiu na cidade de Nova Iorque durante a década de 80, com o decorrer dos anos foi ganhando cada vez mais força, nos anos 90 o metalcore era um gênero em destaque e ascensão, estando atingindo nos dias atuais o seu ápice.
Em termos musicais, o metalcore nada mais é que a junção de outros dois gêneros de rock, o Trash Metal e o Hardcore Punk. O metalcore é caracterizado pela predominante presença de um vocal gutural e gritado, ou seja, uma alternância entre vaocal gutural e vocal rasgado, que é uma característica marcante do estilo. Juntamente com o vocal gutural e rasgado, as bandas de metalcore caracterizam-se por apresentar um vocal melódico, vocais cantados de forma leve, para que contrastem com os gritos. Nas guitarras, afinações baixas, riffs rápidos, dobras, harmonias, e uso de oitavas. Os baixos são rápidos e na maioria das vezes há o uso de palhetas. A bateria caracteriza-se por ser veloz e alternando com condução e pedais duplos encaixando com as palhetas das guitarras.
Bandas como Lamb Of God, As I Lay Dying, Bullet For My Valentine, Trivium, Shadows Fall, entre outras, são importantes nomes gênero atualmente, e dão origem ao movimento que é conhecido como “N.W.O.A.M. (New Wave Of American Metal)”, que significa em português “A Nova Onda do Metal Americano”.
Atualmente existem muitas ótimas bandas de metalcore, e eu particularmente gosto muito de bandas deste gênero, portando para quem ainda não conhece o gênero e tem interesse em conhecer, eu indico escutar bandas como As I Lay Dying, Lamb Of God, Bullet For My Valentine, Trivium, Shadows Fall, Atreyu, Killswitch Engage, All That Remains, August Burns Red, Hatebreed, 36 Crazyfists, Avenged Sevenfold, Between the Buried and Me, Bleeding Through, Caliban, Chimaira, “Drop Dead, Gorgeous”, Haste the Day, Heaven Shall Burn, Necrorrosion, Norma Jean, Prayer for Cleansing, Point of No Return, Silent Civilian, Sinai Beach, Unearth, Still Remains, Walls of Jericho, Glória, entre outras.
Deixem suas opiniões sobre o estilo e as bandas nos comentários!
Heavy Metal – O Gênero das Multidões
O Heavy Metal é um dos mais fantásticos gêneros de rock, muitas vezes é chamado apenas de “metal”. O Heavy Metal desenvolveu-se no final da década de 60 e início da década de 70, tendo como suas principais raízes o Rock Psicodélico e o Blues-Rock. As bandas criadoras deste gênero musical desenvolveram um som maciço, caracterizado por altas distorções amplificadas, prolongados solos de guitarra e batidas enfáticas.
Uma das características mais marcantes do Heavy Metal é a grande multidão que ele atrai, as primeiras bandas de Heavy Metal como Deep Purple, Led Zeppelin, e Black Sabbath sempre atraíram um grande público em seus shows, característica essa que se mantém até os dias hoje e tornou-se comum em toda a história deste gênero do Rock.
A partir de meados da década de 70 muitas bandas ajudaram a impulsionar o Heavy Metal, a banda Judas Priest ajudou com sua grande influência no Blues, o Motörhead introduziu um punk rock sensível e uma crescente ênfase de velocidade, e o Iron Maiden seguiu a mesma linha. Antes mesmo do final da década de 70, o Heavy Metal já atraía uma enorme legião de fãs no mundo inteiro, fãs estes que ficaram mundialmente conhecidos como “Metalheads” ou “Headbangers”, popularmente conhecidos aqui no Brasil como “Metaleiros”.
Na década de 80, um subgênero do Heavy Metal ganhou grande força comercial, tratava-se do Glam Metal, que ganhou forças com bandas como o Mötley Crüe. Nesta década também, o movimento Underground impulsionou a criação de subgêneros do Heavy Metal com estilos bem mais agressivos, como o Trash Metal, Death Metal, e o Black Metal.
Durante a década de 90, outro subgênero do Heavy Metal começa a ganhar cada vez mais força, trata-se do “Nu Metal”, que costuma incorporar elementos do Hip Hop, Funk, e principalmente do Metalcore, que combina Hardcore Punk com Metal Extremo.
Sonoramente caracterizado por riffs pesados, bateria marcada por tons graves, secos e retumbantes, vocais agudos, agudos melódicos, aveludados, rasgados, e solos de guitarra complexos, os temas tratados nas letras das bandas deste Gênero são bastante variados, e vão desde protestos contra elementos repressores da sociedade, satanismo, depressão, ocultismo, solidão, tristeza, lado obscuro do ser humano, raiva, medo, injustiça, psicodelia, religião, drogas, heróis da humanidade, musicalização de contos e poemas, até o bom humor e fuga da realidade.
São muitas as ótimas bandas de Heavy Metal que existiram e existem até hoje, então vou citar como exemplo algumas que eu gosto bastante: Avenged Sevenfold, Black Sabbath, Black Tide, Caliban, Extreme, Helloween, Iron Maiden, Judas Priest, Kiss, Led Zeppelin, Megadeth, Metallica, Mötley Crüe, Motörhead, Pantera, Quiet Riot, Rainbow, Scorpions, Skid Row, Slipknot, U.D.O., UFO. Algumas bandas boas de Hevy Metal do Brasil: Dr. Sin, Eterna, Angra, Hibria, Massacration, e é claro que Sepultura.
Deixem suas opiniões sobre o estilo e as bandas nos comentários!
COACHELLA – Um Super Evento Musical
O evento Coachella Music and Arts acontece todos os anos no deserto da Califórnia, são três dias seguidos de muita música boa, sendo que o Coachella sempre procura misturar a experiência de veteranos com a vitalidade das bandas mais bem sucedidas dos últimos anos. O Coachella conta com no mínimo três palcos com artistas tocando simultaneamente gêneros musicas diversos. Como o evento é realizado durante três dias seguidos, muitos espectadores ficam acampando no evento, já que o acampamento é uma das comodidades oferecidas pelo evento.
O Coachella Music and Arts traz para seus espectadores muito pop, hip hop, reggae, música eletrônica, e diversos gêneros musicais, principalmente muito Rock N’ Roll. Além de ser um dos melhores festivais de música do mundo, o Coachella Music and Arts é considerado um dos eventos mais “Indie” do mundo, o evento dá oportunidades para muitas bandas que querem mostrar seu trabalho para uma enorme platéia, representantes musicais de vários lugares do mundo apresentam-se no evento.
Este ano o Coachella Music and Arts 2009 promete novamente ser um arraso, e promete mais uma vez quebrar o recorde de atrações em um mesmo festival. Dentre os muitos artistas e bandas que irão se apresentar estão: Paul McCartney, The Killers, The Cure, Morrisey, Franz Ferdinand, Amy Winehouse, My Bloody Valentine, e muitas outras ótimas atrações. Confira abaixo todas as apresentações do evento Coachella Music and Arts 2009.Para maiores informações sobre o evento acesse o site oficial clicando aqui.

Deixem seus comentários sobre a postagem!
Rock Gótico – O Rock Sombrio Em Busca De Paz
O Rock Gótico tem suas origens bem antigas, mas foi a partir de 1979 que este estilo de rock entrou para a cena do rock mundial definitivamente e conquistou seu espaço. O Rock Gótico está literalmente ligado a cultura gótica, e no quesito musical, umas das inspirações deste gênero de rock, veio principalmente da atmosfera decadentista pós-punk.
Os góticos introduziram ao punk rock, notas musicais melódicas, sintetizadores, teclados, e muita tecnologia, criando e fazendo uma verdadeira releitura musical. As letras das músicas góticas costumam ser muito bem trabalhadas, tratando principalmente de temas como amores platônicos, loucuras da mente, viagens ácidas de alucinógenas, e muitas vezes são baseadas e citam poetas franceses, dentre eles, um dos principais é Baudelaire. Quando surgiu o Rock Gótico foi considerado polêmico e sombrio, pela abordagem de temas polêmicos como o diabo, o ocultismo, drogas, e sociedade alternativa.
Preocupação com a ambientação, pavor, e uma atmosfera sufocante, são algumas das características deste gênero musical, que foi fortemente influenciado por David Bowie, sendo que o Bauhaus é considerada a banda pioneira do estilo.
Em suas características físicas, a ausência de cores e o inconformismo vinham da desconfiança no futuro, graças ao período nuclear da guerra fria, da cortina de ferro, e de crise econômica. O gótico em geral, na subcultura, ou na música, tem uma tendência para a depressão e a claustrofobia.
Uma banda tão importante quanto David Bowie e o Bauhaus, para o rock gótico, foi a banda Joy Division, sendo que um dos marcos iniciais para a evolução do rock gótico, foi o suício de Ian Curtis, o vocalista do Joy Division, que é idolatrado até hoje pelos góticos. As letras depressivas das músicas do Joy Division, que mostravam a angústia de quem as escrevia, fora importantes influências para as bandas góticas que surgiram e para as que começavam a surgir e consolidar o cenário gótico no meio musical.
Eu gosto muito deste estilo de rock, e posso recomendar excelentes bandas do gênero, tais como: Joy Division, The Sisters of Mercy, The Mission, The Cure, Bauhaus, And Also the Trees, Bloodflowerz, Fields of the Nephilim, Gene Loves Jezebel, Strangeways, Southern Death Cult, Lacrimas Profundere, Libra.
Deixem seus comentários sobre este gênero de rock!
POWER POP – Um Ótimo Gênero do Rock
O Powerpop é um gênero musical que tem suas origens nos anos 60, é um estilo que costuma variar um pouco, seguindo certas tendências de momento e misturando alguns de gêneros de rock como rock psicodélico, folk rock, e garage rock. O Powerpop costuma remodelar-se a cada nova tendência musical do rock, mas procurando sempre manter certo padrão.
Este gênero como eu já disse, tem suas origens nos anos 60. Nesta época várias bandas contribuíram para o chamado Powerpop, bandas como The Kinks e The Who costumavam fazer músicas priorizando muito mais os riffs de guitarra do que as chamadas guitarras leads, ou seja, eram músicas com mais acordes do que melodias, já outras como The Beach Boys, The Beatles, e The Monkees deram sua contribuição para o Powerpop, através de seus rocks mais cantantes, dançantes, melodiosas e mais pop.
Uma das técnicas bastante empregadas no Powerpop é o uso de acordes abertos, sem uso de pestanas.
Nos anos 70 o Powerpop começa a surgir definitivamente com bandas como Big Star, Raspberries, e principalmente a banda Badfinger.
O Powerpop encaixa-se no cenário Pós-Punk/New Wave, que surgiu nos anos 80. A partir do final dos anos 80 e início dos 90, com a explosão do Rock Alternativo, principalmente o Grunge e o Indie Rock, algumas bandas passaram a misturar o Powerpop e com técnicas do Rock Alternativo.
Algumas das bandas nacionais e internacionais que apresentam ou apresentaram características e influências do Powerpop ao longo de sua carreira são: Badfinger, Metro Station, SR-71, Cobra Starship, We The Kings, Paramore, Big Star, Dramarama, Drosóphila, Hellogoodbye, Kaolin, The Only Ones, Feedbacks, The Move, Veruca Salt, Weezer, Wonkavision, Tinted Windows, IMPAR, e até mesmo o Green Day.
Deixem suas opiniões sobre o estilo e as bandas nos comentários!
EMOCORE – Entenda Este Polêmico Gênero
O emocore tem sua origem no punk rock, mais precisamente no hardcore, o gênero surgiu em Washington DC, nos Estados Unidos. A origem do nome conta com duas versões, uma delas é que no show de uma banda em Washington um fã teria gritado “You’re Emo” (você é emo), e esta banda seria ou a Rites Of Spring, ou a Embrance, sendo que o termo emo é uma abreviação da palavra emotional que em português significa emocional. Porém a versão mais aceita da origem do emo é a de que revistas de rock, skate e hardcore, começaram a usar o termo emo para intitular bandas de hardcore emocional que começavam a surgir na metade dos anos 80.
As bandas de hardcore que recebiam o título de emo costumavam compor num lirismo mais emotivo que o normal. Na época muitas bandas de hardcore adotaram o estilo emocore, porém nunca nenhuma banda se auto-definiu como emo, e muito menos aceitavam este rótulo, o termo era visto como piada pelas bandas do gênero, e isso acontece até os dias de hoje.
A grande evolução do emocore começou nos anos 90, quando o gênero já não era mais visto apenas como um subgênero do hardcore, até porque os fãs de hardcore depreciavam o emo pela sonoridade imposta pelas bandas nas canções, chamavam os fãs de emo de “molengas”. Nos anos 90 surgiram diversas bandas de emocore sob influência das bandas responsáveis pela evolução do gênero nos anos 80, principalmente influenciadas pela banda Rites Of Spring.
No Brasil o emocore começou a ganhar força em meados de 2003, sob forte influência norte-americana. A princípio o gênero começou a fazer sucesso na cidade de São Paulo, e depois foi se espalhando pelas outras capitais do sul e sudeste, até que se difundiu por todo o Brasil. Os fãs de emo de maneira geral, não apenas no Brasil, são adolescentes que se identificam não apenas com a música emo, mas também pelo comportamento emotivo e pelo visual emo.
Hoje o emo não é apenas um gênero musical que está na moda, o emo já se tornou uma espécie de movimento, onde muitos jovens adeptos do estilo formam suas “tribos”. Moda musical e moda visual, o visual emo é caracterizado por cabelos com chapinha e franjas caídas sobre os olhos, roupas pretas e/ou listradas, cabelos coloridos, e tênis Mad Rats e All Star. Na cultura alternativa se diz que alguém é ou está emo quando demonstra muita sensibilidade.
Algumas bandas que apresentam influência do emocore são: Mayday Parade, Nx Zero, Fresno, Augustana, Good Chalotte, The All-American Rejects, Simple Plan, Ellegarden, Emoponto, My Chemical Romance, AFI (A Fire Inside), Sunny Day Real Estate, The Used, Escape The Fate, Alesana, ForFun, Funeral For a Friend, Dance Of Days, Metro Station, entre muitas outras.
Deixem suas opiniões nos comentários!
POP ROCK – O Rock Mais Calmo
Elvis Presley e os Beatles foram os primeiros nomes importantes do Pop Rock a surgirem, quando talvez o termo Pop Rock nem fosse tão usado, naquela época havia os cantores de rock como Chuck Berry e Buddy Holly, e os astros do Pop como Paul Anka e Mills Brothers. Uma mistura do Pop com Rock, fez surgir o gênero Pop Rock, um dos gêneros mais calmos de rock. Além de Elvis e Beatles, outro nome muito famoso do gênero é o Bee Gees. A banda Bee Gees era essencialmente Pop Rock, e umas bandas mais sucedidas do gênero, Elvis e Beatles ganhavam outras derivações também além do Pop Rock, o Pop Rock não era tido como a principal designação deles, já os Bee Gees sempre foram diretamente associados ao Pop Rock.
Não tenho nada contra este estilo, porém pra mim Pop Rock é o que os Bee Gees faziam, e não o que intitulam hoje de Pop Rock. É triste ver o que pessoas interesseiras fazem com o rock, e principalmente com o Pop Rock nos dias de hoje, tornam um gênero musical uma total apelação comercial, esquecendo suas origens e os artistas que o criaram e mostraram para o mundo. Eu até entendo estas as pessoas que fazem este tipo de apelação, afinal elas não são roqueiras de verdade, elas não tem o espírito do rock, e como só querem saber de ganhar dinheiro, não estando nem um pouco preocupados com toda uma nação apaixonada pelos verdadeiros gêneros do rock, fazem estas calamidades que somos obrigados a ouvir e a ver muitas vezes como revelações do Rock. Este é um triste episódio da história do rock.
Algumas bandas que são consideradas bandas de Pop Rock podendo não ser o único gênero da banda são: The Beatles, Elvis Presley, Bee Gees, Elton John, James Taylor, Bryan Adams, Blur, Avril Lavigne, Maroon 5, The Calling, McFly, Os Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Titãs, Nenhum de Nós, Biquini Cavadão, Capital Inicial, entre muitas outras bandas.
O que você acha do gênero e das bandas do gênero? Comente!
Grunge – Sucesso dos Anos 90
Para começar a entender o que é este estilo musical imagine uma mistura de Heavy Metal, Rock Alternativo, e Hardcore Punk, pois bem, junte uma pitada de cada um destes gêneros e você terá o Grunge.
Este estilo musical surgiu no final dos anos 80 e início dos anos 90 na cidade de Seattle, estado de Washington, nos Estados Unidos, também ficou conhecido como Seattle Sound.
O Grunge é um dos movimentos mais famosos e bem sucedidos da música independente, pois é um movimento de raízes do rock independente que se tornou muito bem sucedido comercialmente no início dos anos 90.
Musicalmente falando o Grunge é um gênero que na maioria das vezes conta com vocais bastante roucos e arrastados, mas não é necessariamente sempre assim. As composições do Grunge costumam ter uma alternância entre levadas arrastadas e rápidas que tornam a música seca inesperadamente, para voltar com força total em seguida. No quesito melodia o Grunge é famoso pela combinação dos vocais roucos com distorções de guitarra extremamente sujas. Apesar destas características que muitas vezes tornam o Grunge um som pesado, o gênero também ficou bastante famoso pela compatibilidade com a música acústica.
Os músicos de Grunge costumam normalmente expressar através da música um desencantamento geral com o estado da sociedade, abordando nas suas letras cheias de sarcasmo e angústia, principalmente temas como confinamento, desejo pela liberdade, apatia e alienação social.
O termo Grunge em inglês tem o significado de algo sujo, e o fato de a maioria das bandas famosas do gênero serem de Seattle tem uma explicação para os especialistas, segundo eles o fato da cidade ter um clima sempre chuvoso torna ela uma cidade sombria e tediosa, combinando com as características do Grunge. Devido aos temas abordados pelo Grunge ele é tido por muitos como um movimento de contra-cultura, pela rebeldia dos músicos com a sociedade de maneira geral.
A banda Nirvana é considerada a responsável por levar o gênero aos fãs e popularizar o gênero que se tornou uma verdadeira explosão de sucesso nos anos 90.
Algumas das mais famosas bandas de Grunge são: Nirvana, Alice In Chains, Pearl Jam, Soundgarden, Stone Temple Pilots, Mudhoney, Mother Love Bone, Cheap Rum, Temple Of The Dog, Screaming Trees, L7, Hole.
E vocês gostam de Grunge? Quais suas bandas preferidas do gênero? Comentem!
HARDCORE – A Segunda Onda do Punk
O Hardcore é tido perante a História do Rock como a “Segunda Onda do Punk”, que surgiu internacionalmente no começo da década de 1980. O Harcore apresenta elementos bastante semelhantes ao Punk, afinal é uma derivação do Punk, o que difere o Hardcore do Punk Rock original, é o tempo e ritmo extremamente acelerados.
As letras musicais do Hardcore costumam retratar revoltas e frustrações individuais, e protesto político e social, na maioria das vezes são canções curtas, cantadas de forma agressiva.
Se fossemos traduzir a expressão hardcore, em um sentido universal seria “núcleo duro”, mas para o português o significado mais adequado para traduzir a expressão hardcore, seria “casca-grossa”.
O início do Hardcore começou nas cidades costeiras da Califórnia, nos Estados Unidos, por volta do ano de 1978. O Hardcore foi algo como um protesto, uma rebeldia de uma cena punk mais extrema contra as músicas mais lentas de medalhões do punk, que procuravam ser fiéis ao Rock N’ Roll, e também um radicalismo em relação ao New Wave, que é visto como uma versão mais açucarada, uma versão mais comercial do Punk Rock.
Além de suas características principais e de raiz, o hardcore muitas vezes também fala de esportes radicais em suas letras, normalmente skate, bike e surf, e a galera que pratica estes esportes radicais se amarra em ouvir hardcore, a adrenalina do hardcore têm tudo a ver com a adrenalina dos esportes radicais. Muitas bandas de harcore são “power trio”, ou seja, contam apenas com 3 membros na banda.
Algumas das bandas mais importantes do Hardcore no cenário internacional e nacional são: “U.K. Subs”, “Exploited”, “Discharge”, “Dead Kennedys”, “NOFX”, “Pennywise”, “Sick Of It All”, “Cueio Limão”, “Dead Fish”, “Escape The Fate”, “Raimundos”, “CPM 22”, “Refused”, “The Dicks”, “The Melvins”, “Millencolin”, “Sugar Kane”, “Glória”.
E vocês curtem Hardcore? Quais suas bandas preferidas de Hardcore? Comentem!
HARD ROCK – Um dos Melhores e Mais Puros Gêneros do Rock
O Hard Rock surgiu no fim da década de 60 e ganhou cada vez mais força a partir do início da década de 70. Na época em que surgiu o Hard Rock era diferente e oposto ao Rock N’ Roll puro que tinha influências do blues, a diferença o próprio nome já diz, Hard, que traduzido para o português significa algo árduo, difícil, rígido, isto dá uma idéia de um Rock mais pesado.
As suas principais características desde quando surgiu até hoje, são as guitarras pesadas, solos instrumentais, e na maioria das vezes vocais agudos e/ou roucos, sendo a formação de uma banda de Hard Rock composta na maioria das vezes por um baterista, um baixista, dois guitarristas, vocal, e às vezes um tecladista.
Muitas pessoas confundem ou não conseguem diferenciar o Hard Rock do Heavy Metal, isto é até certo ponto aceitável, pois há bastantes semelhanças entre os dois gêneros e ambos possuem as mesmas raízes. A diferença básica entre a linha rítmica dos dois gêneros é que no Hard Rock as guitarras acompanham o vocal e a bateria tem toques mais simples, já o Heavy Metal baseia-se nos riiffs de guitarra, que são independentes dos vocais, seguindo o compasso musical da bateria.
Algumas das principais bandas de Hard Rock da história são: AC/DC, Aerosmith, Alice Cooper, Blue Öyster Cult, Kiss, Queen, Nazareth, Scorpions, Uriah Heep, Van Halen, Whitesnake, Europe, Led Zeppelin, Deep Purple, Mötley Crüe, The Cult, Skid Row, Guns N' Roses, Bon Jovi, entre outras.
Vale destacar que algumas bandas de Hard Rock misturam outros gêneros musicais no seu som, e cada dia que passa fica mais difícil enquadrar uma banda em um único estilo musical. Muitas vezes você encontra uma banda enquadrada tanto como Hard Rock como Heavy Metal, isto é normal, pois como já falei há diversas semelhanças entre os mesmos e suas origens são as mesmas, até porque o Hard Rock tem algumas origens no próprio Heavy Metal.
No Brasil o Hard Rock demorou para se consolidar, pois na época em que surgiu o Brasil era dominado pela bossa nova, foi nos anos 80 que o Hard Rock conseguiu um certo espaço no cenário do rock nacional, mas nenhuma banda conseguiu grande sucesso, pois as rádios não tocavam muito as músicas, nesta época o Pop e o Pop Rock eram predominantes aqui no Brasil, restava as bandas de Hard Rock daqui agir de maneira independente, muitas mandavam seus trabalhos para as rádios tocarem, mas não tinham seu trabalho muito valorizado. Apesar disto, as bandas de Hard Rock internacionais faziam sucesso aqui no Brasil, mas o fato é que é difícil citar bandas de Hard Rock brasileiras que fizeram ou fazem sucesso, a principal delas que merece destaque é a banda Golpe de Estado.
Comentem a Postagem! Você gosta de Hard Rock? Quais suas bandas preferidas do Gênero?
GLAM ROCK – O Rock com Glamour
O Glam Rock surgiu no final dos anos 60, sendo popularizado no início dos anos 70. Este estilo de rock foi um verdadeiro fenômeno na Inglaterra, principalmente entre os anos de 1971 a 1973. Em outros lugares do mundo, o Glam Rock também fez bastante sucesso, mas pouco se comparado com o sucesso que alcançou na Inglaterra. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Glam Rock foi mais difundido apenas nas cidades de Nova Iorque e Los Angeles.
Este gênero de rock também ficou conhecido como “Glitter Rock”, pois as principais marcas do Glam Rock eram as performances com saltos altos, paetês, lantejoulas, batons, cílios postiços, purpurina, e até mesmo trajes elétricos dos cantores.
Esta época em que o Glam Rock surgiu era bastante marcada pela androginia e principalmente pelo Glamour, de onde surgiu o nome de “Glam Rock”, onde o Glam vem de Glamour. O Glam Rock era um Rock N’ Roll que esbanjava energia sexual, as letras tratavam na maioria das vezes da revolução adolescente, decadência e fama.
A maior parte dos cantores representantes do Glam Rock veste-se de forma andrógina, para quem não sabe andrógino é um ser que apresenta características tanto de homem como de mulher, a androginia não tem nada a ver com opção sexual, é um estilo de pensar, vestir-se, e comportar-se, de forma a ter características de ambos os sexos. Isto se tornou quase uma marca registrada do Glam Rock, onde as bandas do estilo começaram a se apresentar vestindo roupas extravagantes e maquiagem vistosa, o que chegou a tornar a ambigüidade sexual uma moda na época. Um dos principais representantes do androginismo é David Bowie, e recentemente Bill do Tokio Hotel.
Em uma grande de lista de bandas de Glam Rock, destacam-se bandas que possuem alguma influência e características do movimento como: Aerosmith, Alice Cooper, David Bowie, Elton John, Kiss, The New York Dolls, Pretty Boy Floyd, Roxy Music, Marilyn Manson, Twisted Sister, entre outras…
E vocês gostam do Glam Rock? Quais suas bandas preferidas do gênero? Comentem!
Pop Punk – Da Califórnia para o Mundo
O Pop Punk primeiramente nada mais é do que um gênero de Punk Rock. As origens do Pop Punk estão na costa oeste dos Estados Unidos, principalmente na Califórnia onde o gênero musical surgiu. Jovens adolescentes influenciados por bandas Punks como Ramones, The Clash, e também pelo Grunge, deram início ao Pop Punk.
As bandas de Pop Punk seguem vários princípios e idéias do Punk Rock, mas com uma visão de mundo diferenciada, as diferenças estão no modo como as músicas são trabalhadas até a maneira diferente de vestir-se. Com letras que falam na maioria das vezes de humor, sarcasmo, vida real, problemas adolescentes, política, garotas, adolescentes, bebidas, festas, colégio, pais, skate, e rebeldia, o Pop Punk faz bastante sucesso entre os jovens.
Guitarras pesadas em harmonia, contrabaixo com arranjo independente, algumas vezes alguns solos curtos, vocal limpo e batida Punk/Hardcore são as características mais marcantes encontradas em uma banda Pop Punk. O modo de se vestir é bem diferente do Punk original, o estilo de se vestir do Pop Punk é bem mais livre, jovem e na moda, porém ainda com uma grande presença do preto.
O Pop Punk ficou conhecido também como Punk Rock Californiano e Punk Rock anos 90, pois foi nesta década que bandas como Green Day, e The Offspring deram início ao Pop Punk, que fez muito sucesso com estas duas bandas, levando ao surgimento de bandas como Blink 182, Sum 41, entre outras, que consolidaram de vez o cenário do Pop Punk a nível mundial. Estas bandas pioneiras, juntamente com bandas como Fall Out Boy, Bowling For Soup, Paramore, Simple Plan, e Yellowcard, são algumas referências do estilo. Existem muitas bandas Pop Punk de ótima qualidade.
Este é um gênero musical que me agrada bastante, o que deve se declarar é que Pop Punk é Pop Punk, tem muita banda Emo que se diz Pop Punk, mas isso é coisa de banda Emo que têm medo de assumir a sua identidade. Pop Punk é Pop Punk, têm personalidade e características próprias.
E vocês o acham deste gênero de rock? Quais suas bandas preferidas do gênero?
INDIE ROCK – Rock Independente
Agora vamos a aspectos importantes. Uma banda que não seja “independente” pode se uma banda indie, assim como nem todas as bandas independentes podem ser consideradas indie. A principal característica das bandas indie é geralmente a de alcançar sucesso no cenário do rock sem uma grande gravadora, mas muitas vezes com o sucesso sendo contratados por uma grande gravadora. Porém uma marca das bandas indie é manter o seu estilo e não perder a identidade com o cenário independente mesmo que a mesma esteja em uma grande gravadora.
Quanto às características musicais propriamente ditas, o indie caracteriza-se por um som bastante alternativo, com uma grande liberdade e variedade de assuntos cantados, sem uma um tema principal para caracterizar o estilo. Bandas como Oasis, Blur e Placebo tiveram grande importância na explosão do Indie Rock no mundo. Estas bandas alcançaram sucesso na década de 90 na Inglaterra, ganharam paradas de sucesso e se popularizaram pelo mundo, o que fez com que estas bandas também recebem-se o título de Britpop (termo que significa mais ou menos “Pop Britânico”), estilo cujo qual o Oasis é o percussor e principal banda até hoje. Apesar de popularizado nos anos 90, o indie rock tem suas raízes no anos 80, com bandas do Reino Unido que introduziam elementos alternativos e com influência do Punk em seu som. O Indie Rock foi influenciado principalmente pelo Punk Rock, e Hardcore anos 70 e 80. As guitarras são instrumentos bastante marcantes e que ganham destaques nas bandas indie.
O Indie sempre teve uma idéia alternativa, mas nos anos 2000 o Indie Rock passou definitivamente a ser um estilo em comum com o Rock Alternativo, principalmente com bandas como The Strokes, The Killers, Bloc Party, The Kooks, Franz Ferdinand, e Arctic Monkeys, estas estão entre as melhores e mais conhecidas bandas de Indie Rock.
Devido ao seu histórico e características o Indie Rock é um gênero de bastante sucesso no cenário “Underground”.
Por hoje é isso! E você o que acha do Indie Rock? Gostou do Post? Quais suas bandas preferidas do gênero? Deixe sua opinião nos comentários.
comentem
Nenhum comentário foi encontrado.